Corporação Musical Lira São José completa seus 31 anos de existência.
Corporação Musical Lira São José completa seus 31 anos de existência.
Publicado em 06/12/2016 10:28
Neste domingo (04/12), em missa solene, na Igreja Matriz São José, a Corporação Musical "Lira São José", da cidade de Jaguaraçu, completou o seu 31º aniversário de exixtência, desde sua fundação em 08 de dezembro de 1985.
Em ação de graças, músicos e instrumentos foram ofertados diante do altar para serem consagrados nesta mais nova etapa da Corporação, que agora traz em sua composição, "sangue novo", musicistas novos para comporem o quadro dos músicos.
A Corporação "Lira São José", através de seu atual presidente, Senhor Edson Virgínio de Moura, oficializou a chegada dos novos integrantes da banda, os quais receberam novos intrumentos pelas mãos de seus padrinhos (pessoas ligadas diretamente à vida dos integrantes). Nove novos integrantes agora compõe este time; e eles são: Brysa Souza, Mariana Celestino, Gabriela Quintão, Lara Quintão, Lavínia Quintão, Luiza Quintão, Danri Andrade, Gabriel Quintão e Annalice Souza.
Logo apoós a benção final concedida pelo Pároco Raimundo Vieira da Rocha, uma pequena confraternização foi realizada para os presentes, para que assim, comemorasse a passagem do aniversário da Corporação.
HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO
Fundada em 08 de Dezembro do ano de 1985, em uma reunião comunitária na Igreja Nossa Senhora do Rosário, presentes 35 membros da sociedade civil, militar, eclesiásticas e autoridades regionais, sendo a assembleia presidida naquele momento pelo então motivador, Sr. Mozart Quintão.
Todos os presentes se mostraram interessados na criação de uma banda de música, tendo registro no livro oficial de atas a citação “nossa cidade está precisando crescer, ser alegre; e nada melhor que uma banda de música para levantar o nosso ânimo”.
Já na reunião de designação da primeira diretoria, por aclamação foi designado o Sr. José Letro – filho e amigo da cidade – a ser o Maestro da Corporação, que aceitou o desafio de transformação de nossos munícipes em futuros musicistas.
No ano seguinte, com os alunos a pleno estudo musical, na modalidade do convênio nº 832/86, entre a antiga CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) - hoje VALE, foi disponibilizada uma verba para que fosse comprado parte dos instrumentos musicais, que somados aos recursos municipais tornariam o sonho em realidade.
Durante trajetória crescente, a Corporação Musical “Lira de São José” foi reconhecida como utilidade pública no Projeto de Lei Municipal nº 428/91, sancionada em Lei em 02/10/91, como uma entidade sem fins lucrativos, não distribui lucros ou divide-os, nem concede remuneração, vantagens ou benefícios a dirigentes, conselheiros, maestros, músicos, associados ou instituidor.
A entidade está em pleno e em regular funcionamento, cumprindo suas finalidades estatutárias e sociais no que conserve as atividades beneficentes no sentido de desenvolver e ampliar a cultura no município.
Registrado o Livro de ATAS no Cartório de Registros e Títulos e documentos de São Domingos do Prata, sob o número de ordem 110, no livro PSA-8fls, páginas 29 e 30, no dia 28/05/86, todas as reuniões ordinárias ou extraordinárias, assuntos de interesses da corporação e comunidade estão devidamente registradas em numeração sequencial que enaltecem toda história da Corporação.
por Assessoria de Comunicação